quinta-feira, 3 de abril de 2014

Tuberculose!

Olá!!!
 
Andei sumida...mas estou de volta...rsrs
 
Logo que cheguei na Noruega, minha sogra e eu fomos em uma das escolas que ensinam Norueguês aos imigrantes (Johannes Læringssenter), e lá fomos informadas sobre o teste de tuberculose que eu teria que fazer para poder ser admitida na tal escola. Caso eu tivesse o meu cartão de vacina, poderia apresentar e provar que tinha tomado a vacina BCG, porém adivinhaaaa?!!!
 
Apesar de ter tomado a bendita vacina duas vezes, isso mesmo, duas vezes, não tenho a minima idéia onde se encontra meu cartão de vacina. Na hora pensei...ah mais eu tenho as marquinhas...rsrs...não adiantou, tive que me submeter ao teste, e descobri que mesmo que eu tivesse o tal cartão, não escaparia do teste.
 
Mas porquê meu Deus??? Porquê??? Se tomei a vacina, não tenho a doença certo? Errado!!!
 
A tuberculose pode se desenvolver em qualquer um, até mesmo nas pessoas já vacinadas anteriormente, isso pq a vacina dá entre 50% a 80% de resistência à doença, os outros 50% a 20%, cabe ao nosso organismo defender com as defesas que nosso corpo produz, portanto quanto melhor for sua imunidade, melhor seu organismo cambaterá o virus, caso vc venha a ter contato com o mesmo.
 
Tomamos a BCG logo nos primeiros meses de vida, pois é uma doença que ataca na maior parte crianças e adolescentes. Em alguns paises, como no Brasil por exemplo, pelo fato dos adolescentes correrem risco de desenvolver a doença, é ministrada uma segunda dose aos 15 anos mais ou menos.
 
Você deve estar se perguntando, mas Thaiza, já que tomamos a vacina duas vezes, pq submeter os brasileiros ao teste? Simples, em algumas pessoas, o bacilo da tuberculose supera as defesas do sistema imunológico e começa a se multiplicar, resultando na progressão de uma simples infecção por tuberculose para a doença em si. Isto pode ocorrer logo após a infecção (tuberculose primária – 1 a 5% dos casos), ou vários anos após a infecção (reativação da doença tuberculosa, ou bacilo dormente – 5 a 9 %). Cerca de 5% das pessoas infectadas vão desenvolver a doença nos dois primeiros anos, e outras 5% vão desenvolvê-la ainda mais tarde. No total, cerca de 10% dos infectados com sistema imunológico normal desenvolverão a doença durante a vida (Dados retirados do link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tuberculose#Sintomas_mais_comuns).
 
Como a Noruega tem a doença erradicada e por esse motivo as crianças não são mais imunizadas com a BCG (salvo em casos de viagens para paises que tenha casos da doença), o controle para que a doença não retorne é bem cuidadoso.
 
O Brasil ocupa o 16º lugar no ranking de países campeões em casos de tuberculose. Ano passado foram registradas 71.123 novas infecções, com coeficiente de incidência de 35,4 pacientes para cada 100 mil habitantes. O Amazonas é o Estado que registra maior taxa do país: 70, 6 casos por 100 mil habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (com 61, 7 casos por 100 mil) e Mato Grosso ( 50, 6 pacientes por 100 mil). Em 2012, foram 4.406 mortes, o que representa uma taxa de 2,3 mortes por 100 mil. (Dados retirados do seguinte link:http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/03/24/brasil-e-16-na-lista-de-paises-com-casos-de-tuberculose.htm
 
Dá pra entender agora o pq eu tive que me subemeter aos exames? Rio de Janeiro está em segundo lugar!!! Vocês perceberam que pesquisei bastante sobre o assunto né?!!! Devem estar me achando louca, certo? Eu realmente fiquei louca com tanta informação... sai pesquisando tudoooo, isto pq meu exame deu falso positivo!!! Isso memo, falso positivo...mas essa história, vou contar no meu próximo post, pois aqui já são quase 23h e estou super cansada...sem falar que amanhã o dia será cheio.
 
Amanhã vou conhecer uma brasileira que mora aqui em Stavanger...enfim achei alguém, e estou super animada, ela parece ser muito gente boa.
 
Obs: Quem perceber que não acento a letra i, releva, pois estou acentuando com macetes e não encontrei o macete do acento no i... se alguém souber, por favor me diga!!! huahuahauhaua
 
Bjus
 
 
 
 
 
 

Um comentário: