quarta-feira, 9 de abril de 2014

Continuação...

Olá!

Sobre o encontro com a brasileira...como diria ela, foi massa! Normalmente sou um pouco tímida no começo de uma amizade (coisa de capricorniano...rsrs), mas como estava eufórica pra conhecer alguém e já havíamos conversado via face, quando encontrei com ela não parei de falar nem um segundo...rsrs...porém os detalhes desse encontro vou deixar para meu próximo post, ok?!

Voltando ao assunto da Tuberculose, parei na parte do falso-positivo, correto?!

Então, ao saber que eu teria que fazer o exame da Tuberculose, minha sogra (que diga-se de passagem é uma mãe pra mim) fez algumas ligações e marcou o tal exame, até então eu estava muito tranquila, pois tinha certeza que ia dar negativo, duas vacinas, duas marcas, dois sofrimentos pra nada?!!! No way, pensava eu!

Então, numa cinzenta sexta-feira (kkkk...olha o drama, menos Thaiza), fomos a tal clinica e lá fui atendida por um anjo chamada Anita, uma fofa gente, me tratou super bem e antes do tal exame, me explicou como funciona o sistema de saúde por aqui (assunto para um outro post), falou das vitaminas que preciso tomar pois não temos muito sol por aqui (juraaa?) e sobre a Tuberculose, o porquê do exame e como seria feito o exame, o tal PPD!!!

O PPD ou teste tuberculíneo, consiste em um teste cutâneo para se determinar a reatividade do indivíduo à proteína do bacilo. Uma pequena quantidade de derivado proteico purificado (purified protein derivative ou PPD) é aplicada por via intradérmica. 





Gente dói tanto quanto a vacina...não sei se vcs lembram, mas é uma ardência chata tão quanto é na vacina. O pior é que dá a sensação que sua pele vai arrebentar a qualquer momento, pois o líquido é aplicado na parte mais fininha da pele...se vc tem medo de agulha, conselho caso você precise fazer algum dia, não olhe quando ela tiver aplicando, eu olhei, e por isso tive a impressão que minha pele iria arrebentar.

Pois bem, depois desse sofrimeeento ( brincadeirinha, geralmente eu não sinto nada, só não gosto de ver a agulha entrando em mim...rs...mas esse teste é chatinho por causa da ardência em si, mas é bem rápido), até ganhei um pirulito da minha sogra por ter sido uma boa menina...kkkkkkk...sério, ela me trata igual criança, pq será?! rs

Falando sério agora, depois da aplicação da substância, teria que esperar 3 dias para ver qual seria reação da minha pele. 


O resultado deve ser avaliado após 3 a 4 dias da injeção (72 a 96 horas). A reação positiva se observa quando há uma infiltração nodular, plana e irregular (pápula), acompanhada de área eritematosa (avermelhada) de extensão mais ou menos delimitada. Deve-se medir o tamanho apenas do nódulo (pápula) com uma régua milimétrica no sentido transversal em relação ao maior eixo do braço (imagem) e anotar o resultado em mm.

Interpretação:

0-4 mm: Não reator: Indivíduo não infectado pelo M. tuberculosis ou com hipersensibilidade reduzida.

5-9 mm: Reator fraco: Indivíduo vacinado com BCG ou infectado por M. tuberculosis ou outras micobactérias.

≥ 10 mm: Reator forte: indivíduo infectado pelo M. tuberculosis, (doente ou não) e indivíduos vacinados com BCG nos útimos dois anos.

Dados retirados do link: http://www.biomedicinapadrao.com/2011/03/teste-tuberculinico-ppd.html?m=1

E adivinhem?! O meu teste deu exatos 10mm, e por causa disso tive que me submeter ao exame de sangue :-(

Me desesperei...achei que tinha Tuberculose, mais uma vez o anjo Anita entra em ação...ela me acalmou e disse que era normal dar positivo, pois venho de um país com uma incidência alta de Tuberculose, por isso em algum momento posso ter tido contato, mas não necessariamente desenvolver a doença, outro fato também seria ter tomado a vacina duas vezes, isso interfere algumas vezes no resultado. Então fiquei mais calma e ela me deu a guia dos exames, isso exames...tive que fazer exame de HIV também, todo exame de tuberculose é acompanhado desse exame, pois o HIV pode ser uma das causas da facilidade em se desenvolver Tuberculose, e exame de rubéola, esse foi mais preventivo, já que eu não tenho meu cartão de vacina e como pretendo engravidar daqui uns anos é bom saber se estou imune, já que essa doença afeta na formação do feto.

Chegando em casa, um pouco mais calma (mas sem descartar a possibilidade de ter que ficar internada e isolada de todos para tratar uma suposta Tuberculose), tive a infeliz idéia de pesquisar mais sobre o assunto na internet. Pra quê??? Só serviu para me deixar mais nervosa...conselho: não procure na internet, você vai ler cada história, e só vai esperar pelo pior!

Enfim...no dia seguinte fui ao hospital coletar sangue e descobri que os resultados só ficariam prontos em três semanas!!! Isso mesmo...três semanas! Pensei...eu vou enlouquecer em três semanas...rsrs...porém em 1 semana chegou e graças à Deus, deu tudo negativo, inclusive a Rubéola deu que eu era absolutamente imune...fiquei tão feliz, pois não precisaria tomar a vacina de novo, não aguentava mais ver agulha na minha frente!!!

Então é isso galera, qualquer um pode fazer esse exame, é só solicitar ao seu médico ou se dirigir ao posto de saúde mais próximo...e se der positivo, não se desespere...rsrs, pode ser um falso-positivo.

Agora já posso ser aceita na escola :-)

Até o próximo post...bjus!

2 comentários:

  1. Engraçado Thaiza, quando eu vim eu apenas mostrei a marca da BCG e foi suficiente. O enfermeiro me disse que caso eu fosse trabalhar com crianças aí seria necessário outro teste. Será que as regras mudaram de uns anos para cá por conta de um bando de tuberculento que vem para esse país? :-)

    ResponderExcluir
  2. Acho que mudou sim Marcela...pelo menos aqui em Stavanger é obrigatório :(

    ResponderExcluir